Dos 40 aos 50

Em 1998, a viagem que nos marcou foi uma grande tournée pela Europa. Levamos junto o nosso sobrinho Paulinho, que sempre nos acompanhava nos passeios. Visitamos Portugal, Espanha, Suiça, Italia, Holanda, Inglaterra, Alemanha e França.
Creio que esta viagem ampliou os horizontes de todos nós. Afinal estar lá é literalmente entrar na história.
Em frente a Torre Eiffel, Paris
Passamos o nosso Reveillion em Barcelona, onde encontramos com os nosso grandes amigos Laura e Luiz.

Laura e Luiz, amigos maravilhosos

Neste mesmo ano completei meus quarenta anos de idade e fiz uma festa de arromba para metade da cidade, foi a "Festa do Azul". Todos os convidados se vestiram desta cor, com  premiações para os melhores, além de participações de Drag Queens e Gogoboys para animar a festa.
Festa do Azul, 40 anos
No ano seguinte o Guilherme faria o vestibular e então resolvi tentar o curso de Administração de Empresas. Aproveitei para me atualizar nas matérias estudando com as apostilas do Gui. Era verão de 1999, eu estava em férias na praia e subi a serra para fazer as provas. Quando fui buscar o resultado, quase não acreditei que tinha passado, a minha mãe disse que eu devo ter feito as provas psicografadas, foi o máximo!

"Festa Caipira" da faculdade

"Festa Fantasia" da faculdade
Adorava a faculdade e tudo era uma descoberta! Como eu estava na comissão de formatura, acabei ajudando na produção da cerimônia. Fui considerada a melhor aluna entre as quatro turmas de formandos.

Minha turma da faculdade
Formatura

Nos carnavais  além de assistir aos desfiles, eu e o Wande fomos algumas vezes convidados para desfilar junto às escolas de samba, aqui em Curitiba, no Rio de Janeiro e em Antonina.

Desfilando no carnaval de Curitiba
Desfile na Sapucaí no Rio de Janeiro

Com o Wande em Antonina
Em Curitiba com o Gui
Outras diretoras passaram pela Cia, entre elas: Marta Nejm e Cristina Purri e cada uma deixando sua marca na Cia. Na sequência entra como diretora Suzana Braga e ela decide fazer uma releitura de O Grande Circo Místico. Edu Lobo então compõe um trecho novo para mim e Jair Moraes. A ideia do coreógrafo Luiz Arrieta era de como se fosse a passagem do tempo e das gerações.

Com Jair Moraes

Entrei para a ONG Cores da Rua, fundada por artistas, e que tinha como missão "Transformar a vida através da Arte". O público alvo era de crianças e adolescentes em situação de risco. Fazíamos oficinas de artes, visitas aos teatros e museus e apresentações artísticas. Fui presidente da instituição por um tempo e foi um aprendizado maravilhoso.

Além do projeto na Cores da Rua, eu e o Wande ajudamos na montagem do espetáculo "O Quebra-Nozes" para  o Cresa, instituição que atendia pessoas de várias idades, com deficiência auditiva. Um desafio para nós, e muito gratificante. O trabalho ficou lindo!!!

Assume a direção na Cia, Carla Reinecke, que convida Luiz Bongiovanni para a montagem de Romeu e Julieta. Fiz a mãe da Julieta, e aproveitei para colocar um tanto de italiana na interpretação do papel. O espetáculo ficou lindo e o público prestigiou as apresentações com lotações esgotadas.

Romeu e Julieta coreografia de Luiz Bongiovanni

O Guilherme formou-se em publicidade e depois fez pós graduação em Cinema, sua grande paixão e a Isadora fez seus 15 anos numa festa muito bonita rodeada dos seus  amigos de infância.

Em 2007 houve dois fatos bem marcantes. Em maio a Isadora sofreu um acidente grave e ficamos totalmente absorvidos com o tratamento dela. Foi uma situação de dificuldade extrema, mas que felizmente conseguimos resolver.

Em setembro fizemos uma linda festa de 50 anos de casados dos meus pais. Foi na Estância Bethânia, uma comemoração mais íntima, com os filhos, netos e a tia Orietta (irmã do meu pai). Minha mãe escreveu e leu uma linda carta no dia da comemoração. É uma verdadeira declaração de amor ao meu pai e por todos da família.

Carta escrita e  lida por minha mãe para os seus 50 anos de casada

Foto feita por Manoel Guimarães em comemoração aos 50 anos de casados dos meus pais