Dos 60 aos 70

O ano de 2018 começou com muitas coisas interessantes. Eu e o Wande fizemos um vídeo para o site "Dança e Pauta", em que falamos das nossas vidas e das nossas carreiras.



Fui convidada para dar uma palestra na Universidade de Artes do Paraná, para fazer uma curadoria para o Festival de Joinville e para participar de uma mesa redonda no Colégio Estadual do PR.

Comemorei os meus 60 anos, com tudo o que eu tinha direito. Uma festa para 120 convidados,  a família e os amigos do peito. O lugar escolhido era maravilhoso, o antigo Cassino do Ahú, uma construção antiga, mas muito charmosa. Teve banda, jantar e muita dança. Estava muito feliz em poder estar próxima daqueles que mais amo.




Nós juntos e lindos
Fizemos em janeiro de 2019 uma viagem pelo México e Guatemala. Surpreendente: a Cidade do México é linda, imponente com suas grandes avenidas e praças com monumentos enormes e muito bem cuidados. Ao subir nas pirâmides Astecas, foi uma sensação indescritível. Depois seguimos pela parte Oeste do país visitando várias cidades históricas muito coloridas e preservadas, além de outras ruínas Maias. Entramos na Guatemala, onde a cultura maia está presente no vestuário da população, nos rituais Xamãs e no artesanato. Subimos um vulcão e andamos de barco por lagos e rios. As paisagens são lindas! Depois retornamos pela parte Leste, onde conhecemos o porto de Vera Cruz, muito grande e organizado. Ficamos encantados com tudo o que vimos.








Em 12 de maio de 2019 houve as comemorações dos 50 anos do Ballet Teatro Guaira, e na ocasião o Wande resolveu fazer a sua despedida dos palcos. A Cia fez seis dias de espetáculos com o público lotando o teatro. Ele dançou o dueto da Lily Brown da obra "O Grande Circo Místico" juntamente com a Regina Kotaka que também se despediu de cena.  O último dia foi muito especial, pois no final dos agradecimentos eles distribuíram flores para os bailarinos da Cia e depois desceram para a platéia dando flores para o público. Em um determinado momento tivemos o nosso encontro no meio das pessoas e nos beijamos, foi lindo! Ele também levou flores para a mãe dele, pois era Dia das Mães. A platéia enlouqueceu. Depois tivemos uma confraternização com os nossos antigos colegas da Cia. Muito emocionante e intenso.

Vejam o programa Meu Paraná onde contamos um pouco da história da Cia nestes 50 anos:
https://redeglobo.globo.com/rpc/meuparana/









Outra reportagem bem bacana feita pela Carolina, que foi aluna do Cores da Rua e está se formando em jornalismo.


No dia 05 de novembro de 2019, fiquei muito feliz quando recebi a homenagem da Câmara de Vereadores de Curitiba como representante da Dança no Dia Nacional da Cultura. Haviam artistas, produtores e técnicos de diversas áreas que também foram homenageados. Espero sinceramente que estes eventos possam trazer maior visibilidade, comprometimento, projetos e principalmente realizações para a Cultura da nossa cidade.


As comemorações dos 50 anos do Balé Teatro Guaíra continuaram por todo ano. Em dezembro de 2019 houve uma homenagem com bailarinos de várias gerações que subiram ao palco antes do espetáculo do Lago dos Cisnes. O nosso público com sempre prestigiando a arte e a cultura.

Começamos o ano de 2020 fazendo uma viagem pelo Paraná. Fomos eu, o Wande e a mãe dele, Zefa, até Foz do Iguaçú de carro. Visitamos os parentes do Wande no interior, com direito a atolar o carro numa das estradas de chão, vimos lindas paisagens, plantações que se perdiam de vista e curtimos as nossas belezas regionais. E conhecemos a familia do Cassio, namorado da Isadora. A mãe dele Rita e o irmão Fábio.


Pousada Volweiter em Entre Rios
Familia do Cassio, namorado da Isadora.  Com a Rita mãe dele e o irmão Fábio em Entre Rios

Caminho das Cataratas do Iguaçú
Cataratas do Iguaçú

Parque das Aves em Foz do Iguaçú

Parque das Aves em Foz do Iguaçú

Banho de lama em Termas de Jurema
Termas de Jurema
Central Palace Hotel em Castro
Parque Histórico em Carambeí

Vila Velha
No entanto as coisas que mais me marcaram foram: a pousada alemã de Entre Rios, que fica região de Guarapuava. Ela ainda estava enfeitada com decorações de Natal, e me fez lembrar da minha infância nos natais na casa do tio Schneiker. Também a imagem da sempre magnífica Cataratas do Iguaçú, um templo da natureza, o Parque das Aves, onde os passsáros ficam soltos numa grande área de preservação. A maravilha que é Termas de Jurema, com os famosso banho de lama e águas termais incríveis. O hotel de Castro, antigo, um charme. O centro histórico de Carambeí com um museu aberto da colonização holandesa, e as imagens impressionantes de Vila Velha.

Fui banca para bailarinos do BTG em fevereiro. Muitos artistas lindos com muito talento. Uma delícia presenciar como a dança é forte e motivadora! 

Aproveitei curtir um pouco do verão com a Martha, minha irmã mais nova, e consegui levar aos meus tios, Orietta, Doris e Reinaldo para passar um final de semana na praia, em Caiobá. 

                                                              Eu e a Martha - Verão 2020

         Caiobá - visita ao apto do Edison 
e da Liz  (meu irmão e cunhada) com os tios e primos. Marcelo e Josiane, Tio Reinaldo, D. Glacial, Tia Orietta, Tia Doris

A partir de março de 2020 teve início a maior pandemia que o mundo já viu. O Coronavírus se instalou nas nossas vidas e ficamos um ano fechados em casa, usando máscaras e alcóol em gel. Difícil não poder abraçar as pessoas, não poder comemorar os aniversários e ter que se reinventar todos os dias. A vacina ainda é uma promessa e o Brasil até agosto já computou mais de 100 mil mortos. Mas tudo passa e deveremos repensar nossas valores e a qualidade de vida.

Em julho tive um susto com uma reação alérgica muito forte e quase morri. Felizmente estou bem, mas no meio do contexto em que vivemos, houve um receio de eu estar infectada. A Isadora parou completamente os eventos, o Guilherme está fazendo um cursos de programação e o Wande fazendo aulas de dança online.

Os aniversários deste ano estão sendo comemorados de forma tímida e com muito cuidado. Mas não deixei passar em branco o aniversário de 40 anos do Guilherme. Fiz este texto no facebook para homenageá-lo: "Gui, meu filhão!!!! 40 anos de existência em nossas vidas... Um bebê bem polaquinho, um garotinho "Pequeno Principe", um pianista, um excelente estudante, um adolescente nem tão aborrecente, um adulto carinhoso, inteligente, perseverante, cheio de imaginação.... Que a vida seja generosa com você, com muita saúde, amor e felicidade. Que todos os teus sonhos possam ser realizados. Feliz aniversário meu filho amado."





Em 2021 começa a vacinação contra a Covid19, uma vitória da ciência. Porém chegamos a 600 mil mortos. Como tem uma fila para tomar a vacina, espero que antes do meu aniversário eu já tenha tomado. E que a vida aos poucos se normalize. Precisamos ser fortes, cuidar da mente e do corpo para sobreviver a esta tempestade.

Finalmente vacinada!!!!! No dia 03 de maio de 2021 fui vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid, esta peste do nosso século. Foi a vacina da Astra Zenica/ Oxford. Aguardo a segunda dose que será em julho para finalmente me sentir mais segura. Fiz até uma pose tipo Maria Taglioni!!!!


A Isadora foi para a casa dela junto com o Cassio, ficando somente eu e o Wande em casa e uma nova etapa começa. O Guilherme terminou o curso de programação, e torço para que ele encontre um trabalho e toque a sua vida. Eu participei como selecionadora de trabalhos neo clássicos do Festival de Joinville, fiz a curadoria de fotos do livro dos 50 anos do BTG e participei como jurada, professora e  palestrante do Festival de Danças de Ponta Grossa.

Estamos em 2022  e a pandemia está um pouco mais controlada, mas temos receio de que possa voltar. Ainda existe um temor no ar. Aos poucos a vida vai voltando ao normal. Em novembro a minha tia mais nova, Nair, esteve conosco na praia e aproveitamos para conversar e matar as saudades. 





Em abril finalmente foi lançado o livro do Balé Teatro Guaíra, foi um esforço de mais de 06 anos para que ele existisse. A iniciativa foi da Associação dos Beneméritos e Apoiadores do Teatro Guaíra, pelas mãos da Simone Bonisch e Jorge Schneider, e escrita por Cristiane Wosniak. Fui consultora da obra, sendo que a minha maior função foi de encontrar os fotógrafos que fizeram os registros das coreografias. A grande surpresa foi ter encontrado o fotógrafo da primeira turma da Cia do ano de 1969. O nome dele é Kalkbrenner, está com 90 anos e tem tudo guardado e catalogado. Ficamos muito felizes com o resultado, pois agora temos uma obra que ficará eternizada, não só na versão física como na versão online .......(site), e traduzida para o inglês.





Este ano de 2022 foi  de muitas realizações, participei de vários eventos como convidada: jurada no Festival de Dança de Joinville. Evento grandioso, platéias lotadas e todos sedentos de Arte, uma meninada linda, excelentes escolas e bailarinos promissores. Foi muito bom encontrar os colegas de profissão e poder reviver tantas histórias lindas de nossas carrieras. Na mesma ocasião  fui entrevistada por Keyla Barros para o canal "Dança em Pauta".




Participei como jurada e professora no "Setembro em Dança" evento em Ponta Grossa, onde a Ana Botafogo também esteve na banca. Foi ótimo nos revermos e conversarmos sobre as nossas carreiras e sobre nossas vidas. Também fui no evento Movimento em Pauta em Curitiba, onde vários grupos da cidade e da região metropolitana se apresentaram.  Destaco como é importante conversar com os participantes para que tenham orientações e escutem os profissionais com mais experiência. 

Também fiz um PodCast com o Flavio Sampaio para a Secretaria de Cultura do Ceará, e numa conversa descontraída pude falar sobre a minha trajetória no Balé teatro Guaíra e como artista do Paraná.


Fiz entrevistas no Instagram para o canal de Wanderson de Souza Freitas do Rio de Janeiro, que procura fazer um panorama de vários artistas de destaque na dança em nosso país. O interessante nestes canais é que temos um bom tempo para falar sobre vários assuntos e isto enriquece a entrevista.



Pela segunda vez fui homenageada no programa da Rede Paranaense de televisão como "Bicho do Paraná". A primeira vez foi em 1989 e agora em 2022. Foi muito gratificante ver o retorno de amigos e colegas da Dança. Na primeira vez não existiam as redes sociais, e então não tinhamos a exposição que temos nos dias de hoje. A matéria ficou muito bonita e é um orgulho ter colaborado com o universo artístico do Paraná e do Brasil.

Acesse o link para ver o programa: 


Finalmente 2023 começamos retomar nossas vidas de forma plena. Muita praia, muito sol, muita alegria depois de mais de dois anos praticamente com tudo suspenso. Fizemos um jantar todo havaiano e curtimos a felicidade de reencontrar os nossos amigos do coração.




Teve o lançamento do livro digital do Balé Guaira que foi exibido na abertura da temporada oficial da Cia. Maravilhosa confraternização de colegas, fotógrafos, diretores e de todo o pessoal da produção do Teatro Guaíra. Seguem os links sobre o lançamento do livro digital:

https://fb.watch/i__VvLetme/?mibextid=VhDh1V

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0HYC7rka6Ca54sJf2UAFoxRyXF6qeLFqhBebut6WtE4udoKMNmU3fPWVUqXtUQEUSl&id=100047782934878&sfnsn=wiwspwa&mibextid=VhDh1V

https://drive.google.com/file/d/14QVzMo3G5fFWVhZTxuVLsJqVGu_IHjdU/view?usp=sharing

Acesso ao livro digital bilingue:  www.btg52anos.com.br

Este foi o ano de nos conectarmos novamente com as pessoas. Fizemos um encontro delicioso com a D. Yara de Cunto (fundadora do Balé Guaíra) e várias das bailarinas da época. Também esteve presente Kalk Brenner (o primeiro fotógrafo da Cia) e Wasyl Stuparik (o nosso primeiro coordenador/produtor)

Kalk Brenner, Wasyl Stuparik, Yara de Cunto e Wanderley Lopes

Debora Tadra, Ceci Chaves, Roseli Pissaia, Rita de Cássia, Anna Silva, Yara de Cunto, Eliane Nogoceke, Eleonora Greca, Raquel Caetano, Loraci Setragni, Vera Crsitina Maciel

Aproveitei também para visitar a D. Marlene Tourinho, minha primeira professora de dança da Escola do Teatro Guaíra. Ela está com 91 anos, e foi uma grande bailarina do nosso estado. 

Wanderley Lopes, Marlene Tourinho e Eeleonora Greca

Tivemos a visita do Sidney e da Silvana (irmão e cunhada do Wanderley), que vieram passar uns dias aqui em Curitiba. Fiquei mostrando a cidade para ela que ficou encantada.



Em junho fomos para Belo Horizonte. O Wanderley foi participar como jurado do Circuíto Mineiro de Dança e eu aproveitei para curtir a cidade e rever nossos antigos colegas da Cia, como Tindaro Silvano e Paulo Buarque. Assisitimos aos ensaios do Grupo Corpo e do Primeiro Ato.

Belo Horizonte é incrível, e aproveitamos para passear na Praça da Liberdade, visitar o Centro Cultural Banco do Brasil, os museus da Vale e da Gerdau e a feirinha de domingo. Tinha festa junina com quadrilha e forró, onde me esbaldei de dançar. Visitamos o fantástico museu de Inhotim e também a cidade de Ouro Preto com o nosso amigo querido Breno Barbosa.



Breno Barbosa e Wanderley Lopes em OuroPreto

Comemorei os meus 65 anos muito feliz por estar neste lugar incrível que é Belo Horizonte.

Este ano fiz a pré-avaliação on-line de mais de 900 inscritos para o Festival de Dança de Joinville na categoria  Ballet de Repertório e fui convidada para participar do 5º Seminário e Mostra de Dança do Dancep (grupo de dança do Colégio Estadual do Paraná). Eles têm um trabalho incrível, dirigido pelo Fernando, que leva os estudantes para se apresentarem em diversos no exterior.


Fui para o evento dos 40 anos do Festival de Joinville. Uma linda festa onde encontrei muitos bailarinos conhecidos: Cecília Kerche, Marcelo Misailidis, Eliana Caminada, Iracity Cardoso, Priscila Yokoi, entre outros, uma delícia ver tanta gente incrível da dança reunida. Teve homenagem para D. Tatiana Leskova com seus mais de 100 anos de idade e lúcida. 




Fiz uma entrevista sobre os 40 anos da obra O Grande Circo Místico,para o G1 no PodParaná. É impressionante como este balé até hoje mexe com a memória das pessoas e é uma referência na história da dança no país. 



Agora temos mais um membro na família, nos complementando nesta jornada da vida. O Gui está namorando a Priscila, uma catarienense de família italiana. Uma querida, inteligente e que tem o nosso jeito. Muito feliz em ver os filhos felizes!



Estamos em um momento de nos dedicar a tia Dóris, que está com 96 anos e a tia Orietta, minha madrinha, com 92 anos. O Wanderley está cuidando da mãe dele, a Zefa, que está precisando de atenção com a sua saúde. A tia Orietta vem toda semana almoçar na nossa casa e faço sempre um banquete para ela. 

Também aproveitamos para passear e levar as tias para almoçar em Santa Felicidade no famoso restaurante Velho Madalosso, que oferece comida italiana.




Em outubro fomos para o Perú, ficamos 10 dias passeando e conhecendo esta cultura incrìvel. Um povo dócil, trabalhador e festeiro. Passamos o aniversário do Wande por lá.
Visitamos Lima, Cusco, Vale Sagrado, Águas Calientes e finalmente Matchu Picchu. É impressionante o que foi este império, as construções das cidades nas montanhas, o cultivo das plantações com seleção e armazenamento de sementes, contenção de encostas, drenagem e a produção de sal. 






Pegamos a festa de Haloween, com as praças lotadas de gente, com todo mundo vestido de bruxos, super heróis e outras fantasias. Tinha muita dança, música e distribuição de pães para as crianças.


Iniciamos 2024 com muita esperança de que muitas realizações e alegrias acontençam. Ficamos aqui na nossa adorada casa de Caiobá, com os filhos, sobrinhos e amigos. A praia está toda revitalizada e com muita gente. Mas precisamos aproveitar o verão porque moramos numa terra fria e chuvosa, mas linda que é Curitiba.



 







Comentários

Postagens mais visitadas